sábado, 8 de novembro de 2008

Iwagumi, a técnica de agrupar rochas no Aquário

Relembrando: a montagem de um iwagumi é relativamente fácil, não é necessário uma grande quantidade de plantas, somente um ou duas plantas rasteiras ou baixas, uma boa imaginação e o principal, as pedras. As pedras é que são o ponto focal em um iwagumi, suas formas, sua posição no layout, tudo isso vai definir se o seu aquário vai ter um resultado de destaque ou não. Mas nada que bastante leitura e pesquise não ajude na hora da montagem de um aquário deste tipo.

Vamos ao que interessa:

Aquário limpo, já com os equipamento no lugar, iluminação e tudo mais pronto para a montagem do mesmo. Lembrando que, ao montar o seu aquário lembre-se de já ter todo o equipamento necessário em mãos para a conclusão do mesmo. Se não puder deixar todo o equipamento instalado, lembre-se sempre de deixar o lugar deles vago no aquário ao montar o layout para depois não ter problemas de espaço no aquário!

Como nesse tipo de montagem vão ser utilizados dois tipo diferentes de substrato, é necessário ser usado algum divisor para os mesmos não se misturarem na montagem do layout, neste caso foi utilizado papel cartão, mas você pode utilizar outros materiais, desde que sejam firmes para segurar o substrato que você vai separar e que não tenham produtos químicos para soltar resíduos dentro do seu aquário.

Primeiro substrato sendo colocado no aquário: areia.Lembre-se de colocar suavemente a areia dentro do aquário para não ter problemas de sua divisória cair ou se soltar e também controle bem a quantidade a ser colocada para que depois esse substrato frontal não fique muito algo, quebrando assim o layout da montagem.


Colocando o outro substrato juntamente com as pedras.Precisamente esse é o ponto mais lento e importante de uma montagem de iwagumi. A pessoa tem que ter um excelente senso de espaço para não deixar as pedras muito próximas umas das outras, tem que ter cuidado ao colocar o segundo substrato, como sendo mais alto que o primeiro, é necessário tomar cuidado para o mesmo não deslizar, desmanchando assim o seu layout. A posição das pedras, o quanto serão enterradas no substrato e a parte que vai ficar de fora do mesmo é muito importante, deixando apenas os contornos mais bonitos das mesmas à mostra. O segundo substrato utilizado foi ADA Aquasoil Amazonia.

Depois de tudo pronto, é a hora de retirar a sua divisória para verificar o resultado final de seu hardscape, tome muito cuidado nessa hora para os substratos não se misturarem, pois isso fará com que você perca todo o trabalho que teve até agora ao montar o aquário. Uma dica é deixar levemente umidecido o substrato (no caso aqui o ADA Aquasoil Amazonia) para que ele fique mais firme por causa da água









Nenhum comentário: